Foto: Charles Guerrra (Diário)
O trânsito nos arredores do Colégio Centenário - na Rua Doutor Turi e em trecho da Rua do Acampamento, no Centro de Santa Maria - está bloqueado por tempo indeterminadado. A decisão da Defesa Civil de interditar as vias, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, é pela segurança de pedestres e dos veículos que passam pelo local. O bloqueio foi feito no começo da noite de sexta-feira por equipes de trânsito da prefeitura.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, depois que o Colégio Centenário sofreu um incêndio, em 2007, parte da estrutura está comprometida.
Santa Maria deve registrar menor temperatura do ano neste final de semana

Toda a extensão da Rua Doutor Turi está bloqueada para o trânsito de veículos. Já na Rua do Acampamento, a interdição atinge a pista de veículos da esquerda entre as esquinas com a Doutor Turi e Avenida Nossa Senhora Medianeira. Na esquina, no entorno das ruínas, a calçada também será interditada para pedestres.
De acordo com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, uma liminar de dezembro de 2017 autorizava a demolição do prédio. Porém, a liminar foi revogada, porque o prédio é patrimônio histórico do município e intimou o Colégio Centenário e o Executivo para que tomassem medidas de segurança no local.
Incêndio destrói casa de professor em Santa Maria
Como medida de segurança, a prefeitura interditou o trecho. Além disso, notificou a instituição para que isolasse suas áreas internas num raio de 15 metros de cada parede em ruína. Também foi solicitado que a instituição apresente um laudo técnico para a Defesa Civil, que ateste que o local não apresenta riscos
- O objetivo é garantir a segurança das pessoas que circulam por ali. Assim, essas medidas foram adotadas para preservar a integridade da população e para que seja realizada um estudo técnico da viabilidade do bem, que é tombado pelo Município - explicou a procuradora-Geral do Município, Rossana Boeira, por meio da assessoria.
O CASO
Em 2007, o Colégio pegou fogo, deixando em ruínas o Edifício Eunice Andrew, construído em 1922. Em 2015, a Prefeitura tombou os bens móveis e imóveis do Colégio Metodista Centenário. Em dezembro de 2017, a Justiça chegou a autorizar a demolição, mas uma liminar revogou a decisão.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria